terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Uma mudança

"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
 Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se." Jonas 1:1-4

 

Até aqui, estava tudo bem; quem olhava pra Jonas dizia: '- Aquele é um homem de Deus'. Talvez, o próprio Jonas se descreve-se assim, como um profeta, um homem que orava e falava com Deus.
Você conhece a historia, Deus enviou Jonas a Nínive para pregar contra ela, mas ele, não querendo que esta cidade se convertesse e fosse salva, decidiu fugir para Társis; era como se ele dissesse: 'Ei, Deus, me peça qualquer coisa, mas isso eu não posso fazer...isso não, Senhor!'

*** A missão
Entenda, as vezes, quando Deus nos dá uma missão, não é porque Ele precise de nós; Ele poderia escolher outro, mas Ele usa este proposito para nos mudar
Quantas vezes, Deus nos pede algo e nos fingimos de surdos? Ou ainda, quantas vezes o Senhor nos diz: 'Filho, se conserte, mude!' e nós não damos atenção?
Por que no fundo, a gente sempre sabe quando está fazendo a própria vontade e não a de Deus.

*** A fuga
Então, Jonas decidiu fugir. Traçou seu próprio caminho, pagou por sua passagem no navio e se julgou seguro; Ele estava confiante de si.
E aqui está o 'x' da questão: Jonas precisava mudar! Há coisas em nossa vida, que precisam mudar! Talvez você diga: 'Ah, mas eu sou diácono, pregador da palavra, eu louvo..." Ainda assim, há coisas em nós que precisam ser tratadas


Sobreveio uma grande tempestade, não só sobre a vida de Jonas, mas de todos que estavam no barco.
Deus nos dá a oportunidade de mudar, de fazer o certo, mas as vezes, por não darmos atenção, será necessário passarmos pelo deserto, ou pela tempestade, mas isso não significa que Deus nos abandonou, apenas que esta nos ensinando uma lição importante.
Todos que estavam no barco se desesperaram! Começaram a lançar seu bens no mar e por fim, desistindo de tudo, sem nenhuma perspectiva, Jonas se deixou lançar ao mar. Em Mt 8: 23-27 lemos sobre uma outra tempestade no mar, com os discípulos e assim como aqui, todos se desesperaram; a diferença é que naquela ocasião, Jesus estava no barco com eles. Quando, Jesus está no nosso barco, a tempestade logo se acalma, não temos que perder nada ou mesmo desistir.

*** A mudança
Jonas, não morreu, mas foi recolhido ao ventre de um grande peixe; talvez seu 'resgate' não seja como você espera. E quando ele se viu, tão diminuído, perto da grandeza de Deus, ele se lembrou do Pai, ele orou e o Senhor o libertou em terra seca, e mas uma vez, lhe enviou a Nínive; Jonas pregou aquele povo e eles se converteram de seus maus caminhos, jejuaram e clamaram ao Senhor e nenhum mal sobreveio sobre eles.
Em alguns momentos, será necessário sim passarmos por tribulações (Jo 16:33), mas toda luta tem um proposito. Quando você passar por uma tempestade que você possa ser transformado, deixar pra trás aquele Jonas desobediente, que achava sem pre ter razão e se torna o Jonas que ouve e cumpre a vontade de Deus; que as pessoas, que outrora, durante a luta, te apontavam, te questionavam 'onde esta o Deus? Ele não fará nada por você?' possam reconhecer Deus em sua vida (Jn 1:16); e que através do seu testemunho, do seu aprendizado, você possa alcançar muitas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentarios deixados serão respondidos aqui mesmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...